Práticas que melhoram a gestão dos seus negócios

Como melhorar meu negócio?

Essa dúvida costuma afligir muitos empreendedores que não sabem como agir para otimizar suas companhias, sejam elas pequenas, médias ou grandes, os problemas são sempre OS MESMOS. O que muda é a escala.
Pensando nisso, preparamos dicas de algumas práticas que podem te ajudar a alcançar uma melhoria constante de processos:

1 – Gestão do crescimento financeiro:
Seja preciso na projeção das suas metas. Procure ser razoável e lembrar que todo crescimento requer investimento, seja em tecnologia, marketing e pessoas, estando alinhado com os custos. Não esqueça de manter um fluxo de caixa muito bem alinhado, Isso é importante para alinhar as datas de recebimentos de clientes com os prazos de quitação de obrigações, junto aos fornecedores e parceiros. Não esqueça: REVISE PERIODICAMENTE AS METAS.

2 – Escolha três novas métricas para a empresa:
Identifique três quesitos que ainda não são controlados, dando preferência aos que são passiveis de ações corretivas.
Alguns exemplos são a taxa de conversão de visita de vendas (quantas empresas eu visito e quantas consigo vender), Retorno de Investimento (ROI) de uma campanha de Google.. O importante é ter um plano de ação para quando essas métricas não estiverem boas.

3 – Escute mais seus clientes
Fundamental para levantar quais os pontos relevantes que atrapalham, quais são os pontos fortes que impulsionam,
É importante estar de coração aberto para escutar críticas e pensar em melhorias, ou até em guinadas mais fortes. Coloque metas de clientes ouvidos em x de tempo.

4 – Escute mais o seu time e INVISTA nele.
Em uma pequena empresa, cada funcionário é muito importante, pois, muitas vezes, uma única pessoa responde pelas vendas, ou pela entrega, ou pelo atendimento. Um colaborador desmotivado pode deixar toda uma área com problema.

Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para saber como está o clima organizacional, além de estratégico. Sem essas pessoas, o negócio será totalmente dependente do fundador. Então prepare seus funcionários para a liderança, invista em treinamentos, descentralize os comandos e foque as energias em encontrar o perfil certo para cada posição.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Em breve postaremos mais dicas de negócios.
Vamos juntos tornar profissionais e pessoas cada vez melhores!

Postagens Recentes